Elementos naturais em casa

Passamos tanto tempo do nosso dia entre carros, elevadores, máquinas e asfalto, que até esquecemos o poder curativo e tranquilizante que a natureza tem. Devido esse distanciamento que a vida e a dinâmica urbana exigem, a utilização de elementos naturais para decoração e arquitetura se tornou uma tendência, não só no sentido visual, mas principalmente pelo bem-estar.

Nossa casa pode ser um refúgio da poluição e do excesso de informação da cidade, composta por elementos que trazem um clima leve e aconchegante.

Veja, a seguir, o uso de diferentes elementos naturais e também sua composição na estrutura e decoração da casa:

 

Madeira

A madeira, junto com as plantas, é o carro-chefe dos elementos naturais para compor interiores. Geralmente, para constituir melhor a alusão à natureza, é usada na sua forma mais rústica. Acabamentos mais crus que mantém os “nós”, espessuras e formatos do tronco, trazem, indiretamente, a presença e a imponência da árvore, além de deixar o ambiente acolhedor e aconchegante. A madeira pode compor salas de estar e de jantar, quartos e até cozinha, através de mesas, raques, aparadores, painéis, etc.

Você pode explorar a madeira tanto no seu projeto de móveis, quanto nos elementos de decoração.

 

Pedras

As pedras são elementos que trazem força e, ao mesmo tempo, frescor e limpeza para o ambiente. Podem compor painéis, paredes e vasos, mas devem ser usadas com cuidado para não carregar demais o espaço. São ideais para serem usadas no banheiro ou próximo às plantas, associando-as à presença de água, e você pode alternar as cores conforme o restante da sua decoração.

 

Plantas

As plantas estão ocupando cada vez mais espaço nos projetos de decoração. Além de purificarem o ar, elas trazem leveza e vivacidade para sua casa e podem estar em todos os cômodos. Folhagens, flores, plantas ornamentais, jardins de inverno, hortas verticais, etc. Todo esse verde pode ser distribuído pela sua casa, trazendo um pedacinho da nossa linda flora para perto de você.

 

Tecidos, texturas e fibras

Além dos elementos mais ornamentais, você pode complementar o conceito natural da sua casa com tecidos e materiais de fibras naturais na decoração, brincando com texturas e cores. A fibra natural, além de ter um traço estético muito interessante, também é bastante resistente, podendo trazer utilidade e beleza ao mesmo tempo. Cestas, jogos americanos, vasos e até tapetes, além de organizar, irão integrar a decoração, mantendo um tom mais orgânico nos acessórios. Além disso, explorar as texturas de tecidos, seja nos acessórios (almofadas, mantas e tapetes) ou nos móveis (como cadeiras, sofás e camas), pode ser a “pincelada” final na decoração da sua casa.

 

Seu projeto planejado pode contemplar todos esses elementos, trazendo para sua casa as sensações e visuais da natureza. Se você gosta de variar e prefere que esse “tema” esteja apenas em uma parte da casa, é possível elaborar um projeto que contemple esses elementos em apenas um cômodo, de forma dosada e coerente.

Além disso, você pode ser aquela pessoa super urbana, que prefere uma decoração industrial, por exemplo, mas gostaria de trazer uma leveza em um ou outro detalhe. De qualquer forma, os elementos naturais são cartas muito eficazes para qualquer decoração e você pode utilizá-los como preferir dentro do seu projeto na Lacuna. Entre em contato e nos conte seu desejo e como podemos ajuda-lo em deixar sua casa mais leve.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *