Dicas para aproveitar melhor o ambiente externo da casa

O ambiente externo da casa nem sempre recebe a atenção merecida. Na maioria das vezes estamos muito preocupados com o conforto das salas e quartos e esquecemos que lá fora pode ter cantinhos extremamente aconchegantes e fáceis de compor.

Além disso, a área externa permite uma composição mais democrática e versátil, onde um espaço para receber amigos e trocar ideias, facilmente se transforma em um cantinho aconchegante e tranquilo para leitura. Você pode investir em um projeto planejado ou ir adicionando elementos que transformem um espaço livre em um lugar da casa.

Veja, a seguir, algumas dicas básicas e incríveis sobre como valorizar a área externa:

Refeições ao ar livre podem mudar seu dia

Além de ser um desvio da rotina, refeições ao ar livre podem ser revigorantes. Ter um espaço na sua casa para isso é ótimo e pode ser bastante simples. Há diversos modelos de mesas e cadeiras para áreas externas que, além de apropriadas para o ambiente, também são super versáteis. A dica para essa proposta é um detalhe que traga mais intimidade e beleza para essas refeições, como plantas e luzes, por exemplo.

Chama a galera

Compor um ambiente externo para receber amigos é super fácil. Puffs e futons podem ser os móveis mais indicados, pois são práticos, fáceis de mover e confortáveis. Além disso, podem, por si só, compor a decoração do ambiente, pois encontramos uma infinidade de cores, estampas e formatos.

Um refúgio…

Ter um cantinho para ficar só, olhar o céu, ler um livro e se conectar consigo mesma (o) pode preservar muito da sua saúde mental. Se você quer ter esse espaço na sua casa, basta apostar em elementos simples e aconchegantes. A rede é a grande protagonista dessa proposta, pois traz, ao mesmo tempo, um tom de descanso e introspecção, ideal para compor o seu refúgio. Plantas também podem deixar um ambiente muito mais leve e relaxante, e harmonizam muito bem com a rede. Se você preferir, também pode utilizar uma poltrona ou espreguiçadeira, pois também são bastante versáteis e podem compor outros momentos.

Democrático e versátil

Todas as dicas acima podem ser aplicadas em qualquer ambiente externo, além de poderem complementar um mesmo espaço. Não é necessário ter um jardim enorme para ter uma mesa de jantar externa. Você pode fazer isso até na sua varanda. O mesmo vale para um espaço de reuniões informais com amigos e família. Aliás, você pode ter as duas coisas no mesmo ambiente, desde que tenha coerência e harmonia entre os móveis.

Quanto ao seu cantinho, cabe perfeitamente na varanda e não ficará comprometido se tiver no mesmo lugar que uma mesinha de jantar.

Se você tem uma área externa grande e espaçosa, pode aproveitá-la de diversas formas.

Você pode separar esses espaços, apostar em móveis mais rústicos que tem tudo a ver com jardins e churrasqueiras, mudar a composição dos ambientes e usar e abusar de acessórios.

Nesse caso, um projeto planejado tem mais possibilidades de estrutura, como decks, edículas e piscinas.

Mas, se esse não é o seu caso e sua área externa é menor ou limitada por algum outro fator, todas as dicas acima também valem para você.

Aproveitar e utilizar a área externa é compreender sua casa por completo. É explorar o lugar onde você mora e torná-lo um lar. Com um pouco de dedicação e criatividade você transforma qualquer lugar, seja um jardim enorme ou um pequeno corredor entre o muro e casa, o espaço da piscina ou a sua varanda. Olhe para sua casa e pense o que você gostaria de sentir naquele espaço? Pronto, o primeiro passo para ter um design legal já foi dado. Usando essas dicas, então, você já caminhou bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *