Como escolher a sua mesa de jantar

A sala de jantar é um dos cômodos mais emotivos e significativos da casa, pois é onde compartilhamos as refeições com a família e amigos e, dessa forma, alimentamos as nossas relações. Como não poderia deixar de ser, nela, a protagonista é a mesa e escolher o modelo adequado faz toda a diferença.

Para isso, você precisa se atentar a 3 pontos básicos: tamanho, formato e design. Falaremos de cada um deles com mais detalhes. Continue a leitura!

 

Tamanho

Para escolher o tamanho ideal da mesa de jantar, você precisa considerar duas coisas: o espaço que você dispõe e a quantidade de pessoas que você costuma receber em casa. É importante conciliar essas questões pois elas estão diretamente relacionadas ao conforto na hora de sentar à mesa.

Se você tem uma família grande ou recebe muitos amigos, o ideal é que você tenha uma mesa maior, com bastante lugares. Porém, de nada adianta uma mesa de 5m, com 12 cadeiras se ela ficará encostada na parede porque sua sala/cozinha é muito pequena. Nesse caso, procure um meio termo. O formato da mesa também pode influenciar na quantidade de pessoas que ela comporta, por isso, esse é o nosso próximo tópico.

 

Formato

Há 5 formatos comuns de mesas de jantar e cada um deles interfere de uma forma diferente na proporção espacial da sua sala/ cozinha.

 

Retangular: esse é o formato mais comum e o mais procurado por quem precisa acomodar mais de 4 pessoas. O tamanho pode variar, partindo, normalmente, de 6 lugares e é ideal para espaços no mesmo formato.

Redonda: mesas redondas funcionam bem em espaços menores e em formato quadrado. Também permitem uma liberdade maior na quantidade de lugares.

Quadrada: esse formato é mais indicado para espaços maiores e que permitam mesas grandes de no mínimo 8 lugares. Para 4 pessoas e espaços pequenos, a mesa redonda é mais indicada.

Oval: é similar à retangular, mas ocupa menos espaço pois perde os cantos. Também permite acomodar “um lugar a mais” se necessário.

Canto Alemão: essa é uma opção excelente para espaços pequenos, pois aproveita a extensão da parede. Além disso, o assento do canto, geralmente, é estofado, o que também proporciona conforto. O tamanho pode variar, mas a opção mais comum é de 6 lugares.

 

Design

O conforto deve ser prioridade em qualquer escolha para a sua casa. Mas o visual também é um ponto crucial, pois trabalha as sensações que temos ao estar em um ambiente. Por isso, prestar atenção no design da sua mesa e em como ela entra da composição estética da sala é extremamente importante.

Se você não vai comprar um conjunto de mesa e cadeiras, certifique-se de escolher peças que combinem entre si ou com o que você já tem. Ter diferentes modelos de cadeiras pode dar um ar moderno e descolado, mas lembre-se de fazer escolhas coerentes. A cor das suas paredes, objetos de decoração e outros móveis também devem ser observados.

Cadeiras estofadas, com ou sem braços, com cores neutras ou vibrantes, mesa com pés ou base central… tudo isso deve ser observado para garantir harmonia visual e trazer sensações positivas.

Considerando esses pontos e escolhendo um material de qualidade, sua mesa de jantar será um instrumento de potencialização desses momentos tão valiosos que são as refeições com quem amamos.

Para mais dicas e conteúdos explicativos, acompanhe o blog e as redes sociais da Lacuna. Estamos sempre focados em oferecer informações e experiências junto aos nossos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *