5 dicas para aproveitar e planejar melhor cozinhas pequenas

A cozinha é supostamente o coração da casa. Quando o espaço é limitado, pode ser uma fonte de estresse e frustração. Mas, se bem planejada, a cozinha fornece um local agradável para o preparo das mais diversas refeições. A seguir, serão mostradas ideias criativas para cozinhas pequenas e simples que irão maximizar cada centímetro disponível.

Escolha móveis planejados de acordo com o espaço disponível

A ideia é explorar verticalmente o ambiente. Móveis planejados podem ir até o teto, deixando as prateleiras mais altas para armazenar aquilo que não se usa com frequência, mas que precisa ser bem guardado.

Para o acesso a estas prateleiras o ideal é ter uma escada que pode ser ao mesmo tempo um banquinho que pode ficar embaixo da mesa, como um assento extra e disponível sempre que necessário.

E não se esqueça do poder das cores e dos espelhos. Tons claros e vidros espelhados em portas de armário também são recomendados para cozinhas pequenas, pois amplificam o ambiente.

Aproveite ao máximo os armários de cozinha

A divisão dos armários precisa ser feita de maneira inteligente para aproveitar melhor o espaço. Se os armários tiverem poucas divisórias, é possível colocar prateleiras empilháveis ​​dentro deles.

Outra dica é instalar ganchos no interior das portas para pendurar copos, toalhas de papel e tábuas de corte. Pequenos cestos podem ser utilizados ainda para armazenar esponjas e outros itens.

Invista nas prateleiras

Prateleiras dão a sensação de espaço maior. Elas podem ser colocadas na altura dos olhos, logo embaixo dos armários superiores, juntamente com ganchos para pendurar utensílios, panelas e outros itens essenciais de cozinha. Por expor seu conteúdo, as prateleiras devem estar sempre limpas e bem organizadas para não poluir o ambiente.

Aposte na cozinha americana

Uma excelente opção para apartamentos e casas pequenas é a cozinha americana. Prática e funcional, ela vem se popularizando por oferecer mais comodidade. Tanto pela sensação de amplitude devido a “quebra de parede”, como pela possibilidade de interação entre quem está na sala de jantar com quem está preparando a refeição.

Cozinha e áreas de serviço também convivem bem em ambientes compactos

desde que sejam funcionais e bem planejadas. Nos dois casos o ideal é fazer uma única base, de piso e parede, preferencialmente neutra, contribuindo ainda mais para a amplitude do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *